Como manter as tábuas de convés retas
Ao colocar um deck, manter as tábuas retas e quadradas é um dos maiores desafios e requer uma variedade de técnicas em vários estágios durante o processo de instalação. Neste artigo, mostraremos como instalar um deck composto e forneceremos dicas para evitar armadilhas comuns.
COMO MANTER AS TÁBUAS DE CONVÉS RETAS
Ao colocar um deck, manter as tábuas retas e quadradas é um dos maiores desafios e requer uma variedade de técnicas em vários estágios durante o processo de instalação. Neste artigo, mostraremos como instalar um deck composto e forneceremos dicas para evitar armadilhas comuns.
Como colocar as tábuas do convés em linha reta
Ao preparar-se para instalar um deck, siga estas dicas para colocar placas de deck quadrado e reto:
- Deixe as suas pranchas aclimatarem-se. Antes de instalar seu deck, suas pranchas precisam se acostumar ao novo ambiente. Coloque-os diretamente em uma superfície plana do lado de fora, perto de onde seu deck será instalado. É absolutamente fundamental que suas placas sejam colocadas em uma superfície completamente plana — caso contrário, elas começarão a se curvar, o que tornará sua instalação difícil ou impossível. Não coloque as pranchas numa superfície como relva ou sujidade, pois estas superfícies podem mover-se ao longo do tempo.
- Use giz branco. Uma linha de giz será necessária para colocar suas tábuas de convés corretamente. No entanto, certifique-se de usar giz branco, pois é a única cor que não manchará permanentemente o seu deck.
- Para cortar, use uma lâmina afiada com uma ponta de carboneto. Depois de colocar todas as suas tábuas, você vai querer usar uma serra para cortar suas tábuas e criar uma borda limpa. Para se certificar de que o seu corte está o mais limpo possível, deve usar uma lâmina afiada com ponta de carboneto.
- Espalme as traves. Você não pode manter suas tábuas de convés retas se as vigas nas quais você as está instalando não forem planas. Certifique-se de que as suas vigas estão niveladas para evitar que as suas pranchas fiquem onduladas. Para fazer isso, estique uma linha de giz sobre suas vigas para encontrar quaisquer vigas que são muito altas. Em seguida, plane essas vigas altas para baixo usando uma plaina de mão elétrica. Isso pode parecer demorado, mas não deve levar mais de uma hora ou mais.
- Teste os seus parafusos. Para instalar um deck composto, você deve usar parafusos projetados especificamente para placas de deck composto. Você não quer começar a colocar suas tábuas de deck e descobrir que os parafusos que você está usando estão destruindo seu deck. Para evitar essa situação, teste alguns parafusos em um pedaço de deck de sucata. Se os seus parafusos cogumelo, então encontre outra marca. Recomendamos que você visite um home center ou loja de ferragens para descobrir se eles oferecem parafusos projetados especificamente para decks compostos. Com parafusos compostos, você pode ter certeza de que seu deck composto não será prejudicado e terá a melhor aparência. Se você não tiver certeza de quais parafusos funcionarão com seu deck, consulte o fabricante.
- Remova qualquer deck existente. Não é possível instalar o novo deck composto sobre o deck existente. Embora os retrofits sejam uma possibilidade com muitos produtos de deck compósito, a instalação de decks compostos sobre o material de deck existente não deve ser feita em nenhuma circunstância.
Se você estiver construindo seu deck do zero, primeiro terá que construir as vigas que sustentarão seu deck. Para construir uma subestrutura confiável e resistente, siga estas etapas:
- Faça os caissons. Cavar buracos com um escavador de postes para os caissons que suportarão as traves. Depois de cavar os buracos, preencha-os com concreto. Em seguida, alise o concreto usando um flutuador. A maioria do concreto leva pelo menos 24 horas para curar, mas certifique-se de seguir as instruções do fabricante.
- Instale um quadro contábil, âncoras e postes. Uma vez curado o betão, coloque um painel de contabilidade ao lado da sua casa usando um nível. Esta prancha serve para prender o deck ao lado da sua casa. Em seguida, coloque âncoras de poste nos caissons e, em seguida, postes de 4 por 4 polegadas nas âncoras.
- Instale feixes. Ligue um feixe central aos ganchos do poste e, em seguida, fixe um feixe de extremidade.
- Fixe cabides de viga. Ao longo da placa de contabilidade e do feixe final, instale ganchos de viga aproximadamente a cada 6 polegadas. Você pode fazer um gabarito de viga a partir da madeira de enquadramento para garantir que você instale os cabides de forma consistente.
- Coloque as traves. Marque e corte suas vigas para que elas corram da placa contábil até as vigas finais. Coloque estas vigas nos seus cabides e, em seguida, fixe-as com pregos. Verifique frequentemente o prumo, o nível e o quadrado.
Depois de todas as vigas terem sido devidamente colocadas, você tem uma estrutura funcional na qual o deck pode ser instalado. Com deck composto, você pode escolher entre vários sistemas de fixação para proteger seu deck.
Dependendo das placas compostas que comprou, o sistema de fixação do seu deck pode estar oculto ou não oculto.
Os sistemas de fixação escondidosmantêm o seu deck unido sem fazer uma quebra desagradável na aparência do seu deck. Incluem as seguintes partes:
- Clipes T: Este componente recebe o nome de sua forma, que se assemelha a um “T” do lado. No meio, há espaço para um parafuso. Os clipes T são projetados para deslizar nas lacunas feitas por sulcos longos na lateral do deck, o que permite que eles permaneçam invisíveis. Quando você posiciona esses grampos, eles se aparafusam nas vigas sob eles, proporcionando à superfície do deck uma aparência elegante e sem costuras.
- Mini gap: Este sistema fornece uma lacuna mais estreita do que você obtém com clipes T. Têm a forma de um “Z”, o que lhes permite deslizar por baixo de uma tábua de convés, entre as duas tábuas e em cima da ranhura interior de outra prancha. Ao contrário dos clipes T, estes mini fixadores de folga devem ser aparafusados no lugar antes de instalar a placa seguinte.
Os sistemas de fixação que não estão ocultos incluem principalmente parafusos fixados na face. Se o deck composto que você comprou não incluir fixadores ocultos, ele pode ser instalado inserindo parafusos diretamente de cima da placa em uma viga embaixo. Para fazer isso corretamente, você vai querer comprar parafusos projetados especificamente para decks compostos. Esses parafusos se enterram nas tábuas do convés, o que significa que você mal os verá e seus pés descalços nunca ficarão presos.
O deck composto requer um sistema de fixação e um sistema de bloqueio. Certas placas precisam ser trancadas em determinados locais para direcionar seu movimento quando se expandem e contraem. O padrão de travamento do seu convés dependerá do layout das tábuas do convés. Existem vários padrões comuns que recomendamos:
- Uma prancha abrange todo o comprimento do seu convés: Se as suas pranchas puderem abranger todo o comprimento do seu convés, não haverá juntas de bumbum para lidar. Nesta situação, você protegerá as placas onde quer que elas encontrem uma viga de suporte. Na viga do meio, em vez de instalar o clipe normal de mini gap ou clipe T, coloque um clipe de bloqueio.
- Duas tábuas abrangem todo o comprimento do seu convés: Para as fileiras do seu convés com duas tábuas, haverá uma junta de bumbum onde as duas tábuas se encontram. Neste caso, você não bloqueará as placas em seu centro. Em vez disso, você instalará clipes de bloqueio em cada placa na junta do bumbum. Com este arranjo, as placas poderão se expandir umas das outras quando o tempo mudar.
- Três tábuas ou mais abrangem todo o comprimento do seu convés: Se você tem um deck onde são necessárias mais de duas pranchas para cobrir o comprimento, recomendamos que você coloque uma prancha de disjuntor. Uma placa de disjuntor corre perpendicularmente às suas outras placas, quebrando-as e distribuindo a força de contração e expansão das placas. Para instalar uma placa de disjuntor, você terá que colocar uma viga de escada sob a área onde o disjuntor estará. Para prender a placa à viga da escada, você pode ter que cortar um clipe T ao meio. Recomendamos o uso de clipes de bloqueio no meio de cada deck horizontal para este layout.
Agora, vamos discutir como colocar as tábuas de convés diretamente no lugar. Para fazer isso, você deve primeiro encontrar os clipes iniciais que vêm com o seu deck. Os clipes iniciais devem ser usados em ambas as extremidades do quadro. Coloque os clipes de arranque em cada uma das suas vigas e, em seguida, deslize a sua primeira prancha no lugar. Você deve então ser capaz de adicionar mais placas em um padrão uniforme. O sistema de fixação oculto que você está usando determinará o padrão que você usará.
- Clipes T: Se estiver a utilizar clipes T, coloque-o nas ranhuras das placas de convés, certificando-se de que os clipes de bloqueio estão posicionados nos locais certos. Em seguida, enrosque os clipes a meio caminho na trave para prender a prancha soltamente. Em seguida, coloque a próxima placa e pressione as duas placas juntas com firmeza enquanto termina de aparafusar os grampos. Repita este processo até estar prestes a instalar a penúltima placa de convés.
- Mini lacuna: Coloque os grampos na ranhura das tábuas do deck e alinhe sobre as traves. Em seguida, aparafuse os clipes em seus lugares e, em seguida, deslize a placa seguinte no lugar, certificando-se de que o lábio superior do clipe se encaixa perfeitamente no sulco da placa.
Quando estiver pronto para instalar a última placa, talvez seja necessário cortá-la para que caiba no espaço restante. Se este for o caso, mergulhe na ferramenta do roteador e faça uma ranhura na lateral da placa de corte. No entanto, certifique-se de não rasgar toda a extensão da placa. Pode haver especificações para a placa final do seu produto de deck com base na quantidade de espaço restante e no sistema de fixação que você está usando. Se você estiver usando clipes T, você deve instalar a última placa antes da penúltima placa. Se você estiver usando mini clipes de folga, então você precisa fixar a placa final no lugar com parafusos de deck compostos. Verifique o guia de instalação do seu deck composto para se certificar de que instala a placa final corretamente.
O próximo passo é instalar o seu placas de fáscia. Fascia serve como uma borda ao redor do exterior do seu deck e pode ajudar a esconder coisas sob o deck que você não quer ser visto. As empresas que fabricam produtos de deck às vezes também fazem placas de fáscia que combinam perfeitamente com seus produtos de deck. Ao instalar sua fáscia, tenha em mente o seguinte:
- Instale a sua fáscia na estrutura estrutural do seu deck. Você não pode usar seu deck como âncora para sua fáscia.
- Os furos que você pré-perfura devem ser um pouco maiores do que os parafusos de deck composto. Ao perfurar furos maiores, você permite que a fáscia se contraia e se expanda.
- Espalhe os parafusos a um mínimo de 1,5 centímetros de distância das bordas. Além disso, certifique-se de que os parafusos não estão separados por mais de 12 polegadas. Use dois parafusos para cada local que você perfurar.
A sua instalação deve ser adaptada à espessura da sua fáscia. Se a espessura for de 0,375 polegadas ou menos, instalá-lo no centro a cada 12 polegadas evitará empenamento ou flambagem. Para placas com espessura superior a 10 milímetros, deve ser instalado a cada 16 polegadas no centro.
O último passo é colocar tampas ou um selo de umidade. Para proteger as bordas do seu deck, você pode escovar uma camada de seladora à base de água, que serve para proteger as extremidades do seu deck de empenamento. Para decks ocos, recomendamos a instalação de tampas de extremidade, que protegerão o interior não vedado. Considere a instalação de tampas de extremidade em qualquer lugar em que as extremidades do deck oco estejam expostas. As tampas são geralmente feitas de plástico e combinam com a cor do seu deck. A instalação também é bastante simples — basta colocar um selante de silício na tampa final ou na extremidade da placa do convés e, em seguida, colocar a tampa no lugar. Pode bater na tampa utilizando um martelo de borracha para se certificar de que aderiu corretamente.
Ferramentas necessárias para o projeto
Para poupar tempo e frustração, tenha todas as ferramentas necessárias para este projeto antes de começar. As ferramentas e materiais necessários são:
- Serra circular
- Linha de giz
- Conjunto de brocas
- Broca sem fio
- Serra de esquadria
- Martelo
- Óculos de segurança
- Barra Pry
- Cinzel de madeira
- Fita métrica
- Braçadeiras para tubos
- Decks
- Parafusos em aço inoxidável ou galvanizados
Quanto espaço deixar entre as placas do convés
Ao ajustar o seu deck, experimente estas dicas de espaçamento para colocar as suas tábuas de deck:
- Quando chegar a menos de 5 metros da sua parede, meça a distância até à sua casa em ambas as extremidades do seu deck, bem como no centro.
- Ajuste gradualmente o espaço entre cada tabuleiro de convés ao longo das próximas linhas de deck até que a distância para a sua casa seja igual.
A placa final ficará ruim se for cortada em um ângulo ou magra. Recomendamos que você comece com uma prancha cheia e sem cortes na borda externa do convés e trabalhe em direção à casa. Depois, quando estiver a 4 ou 5 metros de distância da sua casa, ajuste os tamanhos dos vãos entre as tábuas para que a placa final fique cheia e sem cortes.
Passos para fazer com que as tábuas de convés fiquem retas
Na maioria das instalações de convés, as tábuas de convés são perpendiculares às suas traves. Para fazer uma aparência profissional e arrumada para o convés, a estrutura externa do seu deck precisa ser quadrada para garantir que as tábuas do deck possam ficar corretamente nas traves. Para manter todos os aspetos da instalação do seu deck completamente quadrados, você usará várias técnicas ao longo do processo.
Siga estes passos para se certificar de que as pranchas do seu convés estão corretamente:
1. Determine a quadratura dos cantos da estrutura do seu deck
Você pode determinar se seu deck é quadrado usando o Método 3-4-5 ou método cruzado.
O método de crossover talvez seja mais simples, pois envolve apenas medir a distância de um canto para o canto diagonal antes de terminar de fixar o feixe às traves. Em seguida, compare essa distância com a distância entre os dois cantos restantes e certifique-se de que as duas medidas sejam as mesmas. Se forem diferentes, ajuste suavemente a viga da jante para que as vigas fixadas deslizem ao longo da viga. Depois, meça novamente. Continue ajustando até que as medidas diagonais sejam iguais.
Se você quiser usar o método 3-4-5, marque sua viga de aro a 4 metros da viga final. Em seguida, faça uma marca na viga final a 3 metros de distância desse mesmo canto. Meça a distância entre estas duas marcas. Se a distância é de 5 pés, isso significa que o canto é um ângulo de 90 graus. Caso contrário, ajuste a viga da jante como descrito acima até medir 5 pés entre as duas marcas.
2. Mantenha o seu Deck Square
Para manter o seu enquadramento quadrado enquanto instala o seu deck, aparafuse uma peça longa de madeira de 1 por 4 polegadas sob as vigas numa diagonal, idealmente paralela à distância de 5 pés no método 3-4-5-. Mantenha este 1 por 4 no lugar enquanto anexa o deck. Se não conseguir colocar este pedaço de madeira debaixo das suas traves, pode colocá-lo por cima — basta removê-lo quando precisar de instalar um deck nessa área.
3. Endireitar placas empenadas ou deformadas
Se notar que alguma das suas tábuas de convés está encolhida ou empenada, pode fixar uma extremidade de cada tábua com parafusos de convés. Na outra extremidade, insira o lado reto de uma barra na viga. Empurre a barra de proteção para alinhar a placa deformada com as outras placas. Outra opção é usar uma ferramenta de dobra de placa autobloqueante para endireitar a placa.
4. Mantenha as extremidades das suas tábuas de convés quadradas
Para fazer as extremidades do seu deck quadrado, coloque um quadrado de carpinteiro na última tábua onde ele fica pendurado sobre a viga final. Com um lápis, marque várias tábuas ao longo do quadrado do seu carpinteiro. Para continuar esta linha ao longo de todo o convés, encaixe uma linha de giz. Em seguida, corte as extremidades das tábuas usando uma serra circular.
Explore os produtos de deck composto de ponta da NewTechWood
A NewTechWood é pioneira em vários técnicas de fabricação de decks compósitos e conhecida em todo o mundo por seus materiais de madeira composta atraentes, inovadores e confiáveis. Desde o nosso início em 2004, temos vindo a criar produtos de madeira composta de ponta e bonitos para melhorar a sua experiência de vida ao ar livre.
Acreditamos que o maior segredo do nosso sucesso é a nossa vontade de ouvir os nossos arquitetos, construtores, proprietários e empreiteiros, compreender as suas necessidades e concretizar as suas visões.
O nosso O deck composto Ultrashield Naturale apresenta belos grãos de madeira de aparência natural em uma ampla variedade de cores, e acreditamos que você não terá problemas para encontrar uma cor perfeita para o seu projeto. Estamos firmemente dedicados a fornecer aos clientes um desempenho superior e satisfação.