A primavera está em plena floração, e isso significa que a jardinagem está na estação. Se você gosta da beleza das flores, da colheita de vegetais ou da conveniência das especiarias cultivadas em casa, instalar uma cama de jardim elevada composta é uma ótima maneira de começar. Mesmo para empresas, uma plantadeira bem construída pode transformar qualquer canteiro de flores em uma exibição atraente. Comece sua próxima aventura de paisagismo ou jardinagem aprendendo a instalar um jardim elevado composto, seja com um kit de instalação ou abordagem DIY.
Benefícios de uma Cama de Jardim Elevada Composta ou Plantadeira
Canteiros de jardim elevados compostos e floreiras podem ajudar Resolva alguns dos problemas de jardinagem mais comuns, desde o trabalho de escavação de uma cama até o espaço limitado do gramado que pode vir com algumas casas ou locais de negócios.
Uma cama de jardim elevada não requer escavação, e você pode personalizá-la para qualquer altura ou tamanho. Além disso, ajudam a promover o crescimento adequado das plantas e ficam bem em varandas, decks ou varandas. Com a ajuda de uma cama elevada feita de madeira composta, você será capaz de:
- Prepare-se com facilidade: As camas elevadas são relativamente simples de construir, especialmente com um kit. Você pode personalizá-lo para o tamanho que você precisa e, se você quiser evitar horas de ajoelhamento ou flexão durante o plantio, coloque as paredes da cama mais acima para criar caixas mais altas.
- Controle o pH do solo: Dependendo das plantas escolhidas, o solo precisa ter uma composição, profundidade e equilíbrio de pH específicos. Embora seja difícil ou, por vezes, impossível converter o solo natural para o nível de pH que as suas plantas necessitam, os canteiros elevados permitem-lhe colocar em camadas os materiais corretos e criar o melhor ambiente possível.
- Fornecer drenagem de água: O excesso de água pode fazer com que as plantas contraiam doenças bacterianas e fúngicas. Canteiros de jardim elevados reduzem as chances de inundação ou excesso de água, tornando-os especialmente úteis para áreas com chuvas fortes.
- Solo arejado: O solo do seu quintal está sendo continuamente compactado pelo clima, objetos e tempo, o que não é ideal para fins de jardinagem. Em um plantador de jardim composto, você coloca o solo e outros materiais em camadas soltas, proporcionando uma melhor circulação de ar e permitindo que as raízes se desenvolvam.
- Evite o crescimento de ervas daninhas: Canteiros não separados da grama podem assumir ervas daninhas que crescem através do solo, o que pode resultar na morte de suas plantas. As camas elevadas evitam este problema, sendo completamente separadas e instaláveis em qualquer lugar.
- Comece a jardinar mais cedo: Com a jardinagem, você tem que esperar pela temperatura correta do solo ou então arriscar que suas plantas não cresçam. Com o solo solto e desconectado das temperaturas do solo, você pode começar a trabalhar em canteiros de jardim elevados mais cedo, pois eles não são tão suscetíveis à geada e descongelam mais rapidamente.
- Jardim em qualquer lugar: Floreiras elevadas permitem que você cultive um jardim onde quiser, mesmo que você não tenha um gramado. Com sol e água suficientes, mesmo aqueles que vivem em apartamentos ou empresas em cidades densas podem desfrutar de flores e legumes frescos.
Com tantas vantagens, os canteiros de jardim compostos são uma excelente opção para paisagistas e jardineiros.
Qual o melhor material para fazer uma cama de jardim elevada?
Antes de construir sua cama de jardim elevada, você precisará ter os materiais certos à mão – e não qualquer madeira fará. Usar madeira não tratada pode parecer uma opção atraente, mas apenas se quiser que o seu jardim não dure. Sem qualquer protetor ou selo, as bordas de madeira apodrecerão e se decomporão, não apenas destruindo a cama que você trabalhou duro para criar, mas também resultando em uma mancha ocular.
A madeira tratada sob pressão não é muito melhor. Sim, ele não se decompõe como madeira não tratada, mas isso é porque está embebido em soluções químicas. Usar este tipo de material para o seu canteiro de jardim elevado pode fazer com que os produtos químicos penetrem no seu solo e nas raízes das plantas, o que você não quer, especialmente se você estiver procurando cultivar vegetais, ervas ou especiarias. A madeira composta, no entanto, é selada, removendo quaisquer preocupações sobre produtos químicos podres ou lixiviantes quando você está tentando fazer uma plantadeira de jardim com deck.
Existem vários outros benefícios para uma cama de jardim elevada composta, incluindo:
- Sustentabilidade: A madeira composta vem de uma mistura de fibras de madeira e materiais reciclados, como plásticos e decks. Dependendo da empresa, estes produtos podem ser feitos de Até 95% de misturas recicladas, proporcionando-lhe uma alternativa ecológica à compra de materiais de construção recém-fabricados.
- Versatilidade: Sem risco de podridão, você pode construir uma cama de jardim de madeira composta em qualquer superfície razoavelmente plana. Pode sentar-se em terreno nivelado, numa área desimpedida de cobertura morta ou rocha ou diretamente no seu alpendre, deck ou varanda, para que tenha mais opções de onde colocar as suas plantas.
- Durabilidade: Um dos maiores incômodos dos canteiros de jardim elevados é a potencial necessidade de substituir o tapume, que é inevitável com os efeitos do clima e da água. A madeira composta irá prolongar significativamente a vida útil das suas plantadeiras sem qualquer mancha, moldagem ou desbotamento. Pode preocupar-se menos com reparações e passar mais tempo a criar o melhor ambiente possível para a sua vegetação.
- Apelo visual: Quem não quer que o seu trabalho árduo pareça bom? Usar madeira composta significa que você pode exibir seu jardim com orgulho ou colocá-lo em um local atraente, melhorando a atmosfera do seu gramado, pátio ou deck. O material tem a aparência de fibras lisas e naturais, fazendo com que se misture bem com qualquer decoração e pareça muito melhor do que uma alternativa de plástico.
Além dos benefícios práticos e estéticos, os fabricantes podem moldar compósitos de madeira para facilitar o uso. Algumas camas de jardim vêm em kits completos que deslizam junto com entalhes bem estruturados – sem necessidade de parafusos ou pregos. Eles também podem incluir placas ocas, proporcionando resistência estrutural enquanto permanecem leves. Os kits não só poupam tempo, como também permitem que qualquer pessoa construa uma cama elevada rapidamente, sem se preocupar com ferramentas ou habilidades de carpintaria. Mas, você também tem a opção de personalizar sua cama com madeira composta e alguns suprimentos extras. De qualquer forma, você adotará uma abordagem verde para a jardinagem, garantindo uma estrutura duradoura e criando um terreno melhor para suas plantas.
Como instalar um jardim elevado composto com um kit de plantador composto
Os kits de plantação composta tornam mais fácil para qualquer jardineiro ou paisagista criar um belo canteiro de jardim elevado para as plantas de sua escolha. De um modo geral, uma vez que tenha o seu kit de plantadeira composta e estão prontos para configurá-lo, ele monta rapidamente. Alguns estilos levam apenas cerca de dez minutos do início ao fim. Com a ausência de ferramentas e a conveniência de placas pré-medidas, você pode pular o incômodo de construir e chegar à jardinagem mais rapidamente. Além disso, as peças independentes se encaixam suavemente e criam uma forte barreira para segurar o solo e a água. É possível Encontre kits em uma variedade de tamanhos e pode personalizá-los para diferentes dimensões e profundidades. Para montar e instalar seu kit de plantadeira composta, você precisará Siga estes sete passos:
1) Escolha um desenho ou modelo
Antes de encomendar um kit, decida o que pretende cultivar e descubra quanto espaço as raízes e os agrupamentos vão precisar. Então, com base no seu tipo de jardim desejado, você pode escolher um estilo e altura que se adapte às suas plantas.
2) Monte a base
Nem todo kit vem com uma grade de base ou uma folha perfurada para colocar no topo, mas cada um desses recursos beneficia suas plantas. A grelha de base ajuda a evitar que o solo assente diretamente no solo e proporciona um melhor arejamento através do lençol para uma saúde ideal das plantas. Geralmente, essas grades virão em pedaços quadrados que se encaixam em cada lado. Tudo o que você precisa fazer é colocá-los de acordo com suas dimensões e empurrá-los juntos.
3) Instalar postes de canto verticais
Para começar a construir sua cama de jardim elevada, você precisará começar com os postes de canto. Estes combinarão com as placas horizontais para criar uma parede resistente. Cada post irá encaixar nos cantos da grade base se o kit incluir um. Preste atenção à direção da face dos entalhes do poste, pois os lados planos devem criar os cantos externos da caixa de floreira e os sulcos devem ser posicionados para dentro para manter as placas no lugar.
4) Coloque folhas de arejamento
Se o seu kit vem com uma ou várias folhas de arejamento, coloque-as em cima da grade e dentro dos quatro postes que você acabou de instalar. Estes irão fornecer às suas plantas a quantidade correta de oxigénio e azoto, bem como permitir um equilíbrio saudável do solo.
5) Deslize as placas no lugar e fixe
Pegue as placas laterais e deslize-as para os entalhes nos postes de canto. Quando assentados corretamente, os orifícios nas bordas dos postes devem se alinhar perfeitamente com os orifícios nas tábuas. Alguns kits interligam, mas outros incluem um saco de fichas para maior estabilidade. Você precisará empurrar esses plugues através dos buracos nos postes e placas para prendê-los juntos. Se você quiser garantir um ajuste apertado, ou não puder guiá-los através de si mesmo, use um martelo para tocá-los.
6) Encaixe nas tampas do poste
Se as suas publicações tiverem topos abertos, cada uma delas deve vir com um boné. Alinhe as fichas na tampa com os orifícios correspondentes no poste e pressione para baixo. Se montadas corretamente, estas serão as últimas peças.
7) Encha e comece a plantar
Agora que você tem uma bela cama elevada, você tem que cobri-la com terra. Pesquise a melhor base para as plantas que gostaria de cultivar, encha o seu novo jardim composto e vá à parte divertida. Com um processo tão fácil, qualquer pessoa pode usar esses kits para criar a cama de jardim elevada perfeita rapidamente.
Como instalar um jardim elevado composto: a abordagem DIY
A maioria das pessoas assume que a madeira composta é apenas para a construção de decks, mas também funciona bem para criar uma cama de jardim elevada. Usando madeira de convés, algumas ferramentas e um pouco de trabalho manual, você pode construir um jardim elevado composto DIY, personalizado para quaisquer dimensões que você quiser. É mais difícil e demorado do que os kits compostos de cama de jardim elevada, mas é uma opção quando você está procurando criar uma cama elevada com uma forma ou tamanho único. Construa o seu jardim elevado com estes oito passos:
1) Planeje o estilo e o tamanho desejados
Antes de comprar material de deck composto, você precisa saber onde você vai colocar sua plantadeira e medir as dimensões que você quer. Essas medições determinarão a quantidade de madeira necessária e o tamanho. Anote a altura, largura e comprimento aproximados antes de comprar. Você também precisará decidir como vai estabilizar sua estrutura e anexar as placas em sua caixa de plantadeira composta. Você pode criar um sistema semelhante aos kits de jardim compostos, por exemplo, onde as peças se entrelaçam na sua maioria. No entanto, isso requer uma quantidade substancial de habilidade e corte preciso, o que requer ferramentas específicas. Alternativamente, você pode posicionar postes nos cantos internos da cama. Depois de alinhar as placas em um ângulo de 90 graus, com o poste enfiado no canto interno, você pode fazer furos através das placas, no poste e fixá-las junto com parafusos. O método mais fácil geralmente usa parafusos e uma broca para criar cantos sem postes. Você pode querer usar metal piscando nas bordas internas para criar uma junta estável, mas, em última análise, a decisão é sua. Além disso, se a sua cama de jardim elevada for para um deck ou um alpendre, você precisará construir uma base. Se você estiver localizando na grama, colocar camadas de papelão e jornal será suficiente.
2) Reúna todos os materiais necessários
Existem certos materiais que você precisará para construir sua plantadeira composta, a maioria dos quais são comuns entre os projetos DIY. Dependendo de como você planeja anexar e estabilizar a madeira, sua lista pode variar um pouco. Em geral, a sua lista de materiais de jardim compostos DIY irá incluir:
- Madeira composta ou material de deck, suficiente para cumprir suas medições
- Uma ferramenta elétrica com uma broca intercambiável e brocas de chave de fenda ou uma furadeira elétrica e uma chave de fenda manual
- Metal piscando ou madeira suficiente para postes estabilizarem cantos
- Uma serra elétrica para aparar madeira
- Parafusos longos o suficiente para percorrer a largura da placa
- Uma fita métrica
- O material de base, se você estiver usando sua plantadeira em uma varanda ou deck
Você também pode querer algo para estabilizar o meio de seções longas, como vergalhões de metal, que você pode dirigir no chão e afixar nos lados internos com correias de tubo de metal ou outro acessório resistente.
3) Estabeleça uma base
Antes de colocar qualquer terra no canteiro do jardim, coloque uma base para evitar que as ervas daninhas cresçam, bem como para promover o arejamento. Se o seu canteiro de jardim está em um quintal, algumas camadas sólidas de jornal e papelão devem fazer o truque. Alpendre e espreguiçadeiras exigem que você construa uma base com grelhas para drenagem e fluxo de ar.
4) Meça e corte placas compósitas
Meça uma vez para marcar as placas e meça uma segunda vez para garantir que você tenha os tamanhos corretos das placas. Quando estiver pronto para fazer o corte, use todos os métodos de segurança e equipamentos adequados. Depois de cortar toda a madeira de que precisa, coloque as peças para garantir que não está faltando nenhuma ou que não precisa fazer alterações de última hora.
5) Crie o primeiro canto
Alinhe as suas duas ou quatro primeiras placas e fixe-as para fazer um canto. Verifique novamente se todos estão nivelados uns com os outros e crie um ângulo de 90 graus. Você terá que fazer furos na madeira — e postes, se estiver usando-os — antes de acionar os parafusos. É fundamental acertar nesta etapa na criação do seu kit de plantadeira composta, porque se o seu cantinho não estiver alinhado corretamente, nenhuma das placas também estará. Depois de ter o primeiro para baixo, repita os passos para criar o contorno retangular.
6) Comece o seu jardim
Pá na sua mistura preferida de solo que melhor se adapte às suas culturas ou flores, então você pode começar a plantar. Embora esse processo leve mais tempo e recursos, você acabará tendo mais controle sobre o resultado. Construir a cama você mesmo permite que você crie qualquer forma e dimensões que você deseja exibir suas plantas.