Como cuidar de decks compostos
Nos últimos anos, o deck composto tornou-se extremamente popular por sua beleza, durabilidade e baixa manutenção. As pessoas que escolhem decks compostos como seu material passam mais tempo desfrutando de seus decks e menos tempo mantendo-os. Embora este material de deck seja considerado de baixa manutenção, ocasionalmente requer manutenção e limpeza. Neste guia, abordaremos os cuidados rotineiros com decks compostos, que incluem varrer e esfregar com água e sabão, bem como remover coisas indesejadas, como manchas de alimentos, mofo, ferrugem e arranhões.
De que é feito o deck composto?
O deck composto é um material relativamente novo, por isso é compreensível que muitas pessoas ainda não estejam familiarizadas com a sua composição. Aprender sobre os materiais que compõem o deck composto, no entanto, lhe dará uma melhor compreensão do que ele pode e não pode suportar e como você deve manuseá-lo. O deck composto é normalmente feito de uma mistura de vários materiais, principalmente plástico e madeira. Estes materiais são processados para se assemelharem o mais possível à madeira real. A madeira geralmente consiste em subprodutos da indústria madeireira, incluindo lascas, serragem e fibra de madeira. Tanto a madeira como o plástico podem ser feitos de material reciclado ou virgem.
Tipos de decks compostos
Existem muitos tipos diferentes de decks compostos disponíveis. Por exemplo, a aparência de grão texturizado dá às faixas de deck bosques rasos que se assemelham aos anéis naturais de uma árvore, para que você tenha uma aparência de madeira. Outras opções de deck composto oferecem um lado com grão e outro sem, enquanto opções desgastadas ou em relevo podem fornecer a aparência que você está procurando. O deck composto embrulhado em plástico, ou deck composto revestido, é uma opção fantástica para a longevidade porque protege todos os lados da placa e, portanto, o núcleo interno da placa. Tampar todo o caminho ao redor da placa, incluindo os sulcos, significa que você tem a máxima proteção contra os estressores ambientais típicos dos materiais do convés, além de inchaço, rachaduras e desbotamento relacionados à idade.
Como evitar manchas e deterioração orgânica
Ao limpar rotineiramente seu deck composto, você pode remover detritos que podem causar manchas ou deterioração orgânica. Embora o deck composto seja projetado para ser resistente a manchas, ainda podem aparecer marcas se o deck não for devidamente cuidado. Certifique-se de fazer as seguintes coisas sempre que notar que os detritos começam a se acumular :
- Remova os detritos presos entre as placas. Grama, folhas e outros detritos podem facilmente entrar nas lacunas entre as tábuas. Se essas coisas ficarem úmidas, isso pode levar à deterioração orgânica do seu deck. Se notar algum acúmulo, desobstrua as lacunas usando uma faca ou espátula. Então você pode usar uma mangueira de jardim para pulverizar seu deck, que irá enxaguar qualquer coisa que você possa ter perdido antes.
- Varrer regularmente. Varrer seu convés regularmente evitará que os detritos entrem nas lacunas. É especialmente importante manter-se em cima disso durante o outono, quando as folhas que caem são abundantes.
- Retire a sujidade e o sal. Com o tempo, é fácil acumular sujidade no seu convés. O sal-gema, que é usado para derreter gelo e neve, também pode sobrar do inverno anterior. Para se livrar desses tipos de detritos, você deve começar varrendo. Se a varredura não remover todos os detritos, então obtenha sabão neutro, água e uma escova suave de esfregar que não tenha metal. Depois de esfregar os detritos, dê à área um enxágue completo.
- Limpe as manchas de gordura imediatamente. A maioria dos proprietários ocasionalmente usa seus decks para fazer refeições durante os meses mais quentes, e aqueles que o fazem acabarão derramando alimentos gordurosos ou líquidos na superfície do deck. Embora possa sentir-se tentado a esperar até à sua próxima limpeza de rotina para remover os alimentos, esta deve ser feita imediatamente ou poderá resultar em manchas.
Como limpar manchas de alimentos de decks compostos
Os decks compostos consistem em uma mistura de plástico e madeira e, embora cada marca seja um pouco diferente em termos de resistência a manchas e arranhões, durabilidade e aparência, todas as marcas são suscetíveis a manchas de óleo e gordura, que normalmente são causadas por alimentos caídos. Se derramar gordura no seu deck, limpe-o o mais rápido possível para minimizar as chances de uma mancha. De um modo geral, quanto mais tempo esperar, mais difícil será remover a mancha. Siga as etapas abaixo para saber a melhor maneira de limpar decks compostos para manchas de alimentos:
- Limpar. Coloque umas luvas de borracha e tente limpar a maior parte dos alimentos e gordura usando toalhas de papel.
- Pulverizar. Pegue uma mangueira de jardim, ligue-a no alto e lave mais da bagunça.
- Prepare uma solução. Pegue um balde e use-o para misturar água quente com um pouco de detergente líquido para louça. Para cada litro de água, use uma colher de sopa de detergente.
- Esfoliação. Pegue numa escova de cerdas de nylon e molhe-a na sua solução. Esfregue-o sobre a área afetada para remover a gordura do seu deck.
- Mergulhe com uma esponja. Em seguida, pegue uma esponja e satura-a no balde de água e sabão. Em seguida, limpe a esponja sobre a área gordurosa. Se a gordura não aparecer, despeje o detergente do prato diretamente na mancha e deixe-o lá por 15 a 30 minutos. Em seguida, esfregue com a esponja.
- Absorva a gordura. Use toalhas de papel para absorver mais sabão e gordura.
- Enxaguar. Pegue uma mangueira de água e pulverize seu deck para lavar a gordura solta e água com sabão. Se restar alguma gordura, lave-a novamente com água e sabão até que todos os vestígios desapareçam.
Se você usar seu deck para grelhar, você deve colocar um tapete de salpicos embaixo dele para pegar gotejamentos e espalhar. Isto irá poupar-lhe muita limpeza! Excrementos de pássaros podem ser removidos como manchas – com água morna e sabão.
Como limpar mofo e moldar decks compostos
Outro problema comum que os proprietários de decks compostos enfrentam é o crescimento de mofo e mofo. Mofo e mofo são semelhantes em muitos aspetos – ambos são tipos de fungos que crescem e prosperam em condições úmidas e úmidas, onde a luz é mínima ou inexistente. Ambos começam a crescer quando os seus esporos encontram um ambiente adequado para as suas colónias. Ambos requerem material poroso, como madeira, papel, tecido, drywall, roupas, isolamento, acolchoamento ou carpete. Embora geralmente não cresçam em materiais sintéticos, como plástico, metais e decks compostos, a sujeira deixada no deck composto pode alimentar esporos de mofo e mofo.
Mofo e mofo diferem principalmente em sua aparência. O mofo tende a ser cinzento ou branco, difuso ou pulverulento na textura e é tipicamente encontrado nas folhas das plantas, fazendo com que as plantas pareçam estar doentes. À medida que o mofo começa a se alimentar das células da planta, manchas cinzas ou brancas surgirão. O mofo, por outro lado, é tipicamente preto, verde ou amarelo, e sua textura é geralmente viscosa ou difusa. Em casos graves, o mofo parecerá uma planta e comerá seu hospedeiro.
O mofo pode ser extremamente prejudicial para aqueles que estão expostos a ele por longos períodos de tempo. À medida que o mofo cresce, os fungos libertam micotoxinas, que podem causar vários sintomas, incluindo irritação ocular, irritação da pele, febre alta, falta de ar e outras reações alérgicas.
O mofo e o mofo afetam as pessoas nas proximidades de diferentes maneiras. Por exemplo, as pessoas que inalam estes esporos podem começar a tossir, desenvolver dor de cabeça ou ter falta de ar.
Os efeitos do mofo são geralmente mais graves do que os do mofo. O mofo danifica estruturas e causa sérios problemas de saúde a longo prazo. As reações a este fungo incluem:
- Problemas cardíacos
- Problemas respiratórios
- Enxaquecas
- Dor nas articulações
- Depressão
- Fadiga
Além disso, aqueles com alergia ao mofo podem experimentar espirros, congestão e irritação nos olhos, pele e garganta. Por esse motivo, é fundamental que você remova o mofo do seu deck o mais rápido possível. Embora o deck composto seja resistente a muitas coisas, não é impermeável ao mofo e ao mofo. Felizmente, remover o mofo do seu convés não é difícil. Basta seguir estes passos:
- Lavagem sob pressão. Usando uma lavadora de pressão, remova o máximo possível do molde.
- Prepare uma solução. Faça uma solução de vinagre e água com vinagre de duas partes e uma parte de água.
- Despeje a solução. Despeje sua solução em cima da área mofada, em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio por cima.
- Aguarde. Deixe o bicarbonato de sódio e o vinagre descansar por 20 minutos ou mais.
- Esfoliação. Pegue uma escova de cerdas de médio a curso e esfregue a área até remover todo o mofo residual e mofo.
- Enxaguar. Usando água limpa, lave a área.
Como evitar o crescimento de mofo e mofo
Embora os decks compostos sejam projetados para serem resistentes à água e à podridão, você ainda deve fazer tudo o que puder para evitar água parada. Como o mofo e o mofo são geralmente encontrados no exterior e dependem do ar, do clima quente e da humidade para crescer, deve minimizar as hipóteses de crescimento de mofo:
- Ventilação sob o convés: Se o ar puder circular sob o convés, o convés secará muito mais rápido. Certifique-se de que o seu convés tem pelo menos 6 polegadas de fluxo de ar desobstruído abaixo dele.
- Redirecionar as aberturas do secador: Os secadores produzem muito calor e devem ventilar o ar quente no exterior. Certifique-se de que a ventilação do secador não abre sob ou perto do convés, pois o calor pode aumentar a temperatura do deck e promover a deterioração. Respiradouros mais secos também podem transportar ar úmido, o que promoverá o crescimento de mofo e mofo.
- Fique atento à água parada: Se você notar a piscina de água em lugares específicos do seu deck após a chuva, você pode ter que fazer alguns ajustes. Retrabalhe o seu deck para permitir uma melhor drenagem.
- Redirecionar as suas bicas: Não permita que o escoamento do seu telhado atinja o seu deck composto. Certifique-se de direcionar as bicas para outro lugar para evitar que o deck seja exposto ao excesso de umidade.
- Manter a cobertura morta afastada: Se tiver cobertura morta no seu quintal, evite colocá-la mesmo ao lado do seu convés.
- Evitar o transbordamento do solo: Se houver vasos de flores em seu deck composto, coloque-os em pires grandes o suficiente para pegar qualquer solo ou água que possa transbordar para que não toque na superfície do convés.
- Deixar um pouco de espaço entre as suas tábuas de convés: Se você estiver instalando um deck composto no futuro, certifique-se de não colocar as placas muito próximas. Se as lacunas forem muito pequenas, eles não deixarão a água e a sujeira escaparem quando entrarem.
- Usar apenas tapetes tecidos: Evite usar tapetes ou tapetes com suporte de borracha, pois estes produtos são conhecidos por reter a humidade. Em vez disso, use tapetes com as costas entrelaçadas, que respiram melhor.
- Aparar os arbustos: As árvores e arbustos próximos devem ser aparados a cerca de um metro de distância do seu convés. Este espaço dificulta o crescimento do mofo.
Você também pode proteger seu deck contra mofo aplicando uma barreira de umidade. Escolher o produto certo aqui é essencial e, ao comprar, evite seladores que sejam “impermeabilizantes” ou quaisquer produtos químicos que “encapsulam” seu material. Produtos como estes podem reter a humidade dentro do seu deck e causar outros problemas no futuro.
Como limpar a ferrugem do deck composto
Embora os decks compostos sejam geralmente considerados resistentes a manchas, algumas manchas ainda podem ocorrer, incluindo manchas de ferrugem, que ocorrem quando um item de metal permanece molhado na superfície de um deck. Felizmente, é relativamente fácil remover essas manchas do seu deck composto. Aqui está o que você precisa fazer:
- Prepare uma solução. Misture metade a um copo de detergente líquido para lavar louça com água morna num recipiente ou balde grande.
- Esfoliação. Adquira um pincel com cerdas macias a médias, mergulhe-o no balde e use-o para esfregar a área manchada. Escovas de limpeza com alças longas estão disponíveis na maioria das lojas de reparos domésticos ou ferragens.
- Enxaguar. Com água limpa, lave a área até que as manchas desapareçam.
Como limpar neve e gelo de decks compostos
Embora alguns proprietários não usem seus decks durante os meses de inverno, aqueles que usam seus decks para acessar as entradas de suas casas precisarão manter uma passarela limpa. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:
- Limpe o convés antes que a neve comece. Se você mora em uma região especialmente nevada, a primeira grande queda de neve da temporada pode ser a última vez que você vê a superfície do seu convés. Antes que esta primeira queda de neve ocorra – mas depois que a maioria das folhas tiver caído – certifique-se de varrer folhas, agulhas de pinheiro, bolotas e outros detritos do seu convés. Você pode usar um soprador de folhas ou vassoura de cerdas firmes. Certifique-se de limpar a área entre as placas para que a neve derretida possa fluir livremente.
- Use uma pá de plástico. Ao escavar neve em seu deck composto, certifique-se de que sua pá tenha uma lâmina de plástico, o que minimizará a chance de arranhar a superfície do seu deck. No entanto, mesmo algumas pás feitas de plástico, especialmente aquelas com uma lâmina de metal duro na borda, podem causar danos ao invólucro protetor encontrado em certos compósitos e anularão sua garantia.
- Pá na direção certa. Empurre a pá paralelamente ao seu deck, o que evitará danificar as bordas das placas.
- Experimente um soprador de folhas. Se a queda de neve for apenas um leve pó, você pode ser capaz de evitar o uso de uma pá completamente e sobreviver com um soprador de folhas em vez disso.
- Use sal. Os decks compostos de alta qualidade e adequadamente instalados devem ser capazes de suportar o peso de uma grande quantidade de neve. No entanto, se você precisar remover um pouco de neve por segurança, use sal-gema ou um produto à base de cloreto de cálcio para derreter a neve. Ao fazer compras, procure um gelo derretido com mensagens como “seguro para concreto” e “seguro para lajes”.
- Enxaguar o sal restante. Depois de limpar toda a neve do convés, enxague ou varra qualquer resíduo do sal para evitar corrosão ou manchas.
Evite as seguintes substâncias ao tentar derreter a neve no seu convés compósito::
- Areia: Embora alguns proprietários se sintam tentados a usar areia por causa da tração que proporciona em superfícies escorregadias, o tráfego de pedestres que passa sobre a areia pode abrasar a superfície do seu deck.
- Derretimento de gelo com uma cor adicionada: Enquanto os fabricantes às vezes adicionam cor ao gelo derretido para ajudá-lo a manter o controle de onde você espalhou o produto químico, os corantes encontrados nesses produtos podem manchar seu deck.
- Compostos abrasivos: Inclui quaisquer compostos de pH básico ou ácido, manchas ou tintas à base de óleo, solventes fortes e qualquer substância que possa causar a ferrugem do metal.
Como limpar riscos de decks compostos
O deck composto consiste em materiais reciclados, como madeira e plásticos duros. O material foi criado para prolongar a vida útil dos decks sem os reparos que os decks de madeira exigem. Embora você nunca tenha que se preocupar em rachar, dividir ou apodrecer com decks compostos, riscos podem ocorrer ocasionalmente. Aqui está como removê-los:
- Aguarde. A primeira coisa a fazer é sentar-se e deixar os riscos desaparecerem naturalmente. Com o tempo e o tempo, o risco tornar-se-á menos visível.
- Raspar. Pegue uma pistola de calor e segure-a pelo menos 7 centímetros de distância da superfície. Em seguida, pegue uma escova de arame e use-a para raspar a área em que você está aplicando calor. Certifique-se de raspar junto, não contra, o grão. A pistola de calor serve para suavizar o seu deck para que a sua escovagem possa misturar mais facilmente o risco no material do deck. O pincel irá expor a superfície não desgastada por baixo, que será de outra cor. No entanto, esta superfície irá naturalmente desaparecer ao sol ao longo do tempo.
- Substitua as placas, se necessário. Se os riscos nas placas forem tão profundos que não possam ser escovados ou desbotados, substitua essas placas.
Como evitar riscos
Se você ainda não comprou um deck composto, você pode procurar um que apresenta um escudo resistente a riscos e núcleo sólido. No entanto, independentemente do material escolhido, você ainda pode riscá-lo se pressão e atrito suficientes forem aplicados. Para minimizar as chances de arranhar seu deck composto, use almofadas de móveis, que também são chamadas de deslizamentos. Alguns itens de mobiliário já vêm com alguma forma de proteção de nylon, enquanto para outros você terá que anexar deslizamentos de nylon a eles depois de comprá-los.
Sempre que limpar o convés, certifique-se de que esfregue na mesma direção do grão. Algumas pessoas podem sentir-se tentadas a usar almofadas de borracha, mas desencorajamos isso, pois a borracha pode causar descoloração em alguns materiais de deck compósitos.
Você pode facilmente encontrar deslizamentos em lojas de hardware ou on-line. Alguns produtos simplesmente cabem sobre os pés de seus móveis, enquanto outros devem ser tocados com um martelo para serem presos. Examine a base da mesa do pátio e veja se há algo entre o metal ou plástico duro e o deck. Caso contrário, certifique-se de que anexa o preenchimento de proteção. Alternativamente, você pode colocar um tapete ao ar livre que combina com o estilo da sua casa.
Deck composto de lavagem sob pressão
Common maintenance mistakes
Ao limpar decks compostos, alguns proprietários cometem erros que podem aumentar a quantidade de cuidados que terão que realizar em seu deck mais tarde. Os erros comuns de manutenção do convés composto incluem::
- Usar um produto de limpeza inadequado: Selecionar o produto de limpeza certo é fundamental. Ao comprar um produto de limpeza, certifique-se de olhar atentamente para o rótulo e nunca escolher um “limpador de deck” que seja à base de cloro. Se os ingredientes ativos do produto de limpeza incluírem hipoclorito de sódio, isso significa que tem lixívia. Este material irá corroer severamente o seu convés, levando a danos e descoloração. Também pode prejudicar plantas próximas e piorar quaisquer problemas de mofo ou mofo. Para evitar este erro, escolha um produto de limpeza que não seja tóxico e à base de percarbonato de sódio.
- Negligenciar as lacunas: Um dos problemas que os proprietários de decks compostos enfrentam é o crescimento de mofo sob o deck, e um dos principais motivos é o entupimento das lacunas entre as placas. Os detritos muitas vezes se acumulam nessas lacunas, coletam umidade e podem promover o crescimento do mofo. Deve eliminar as lacunas entre as suas pranchas pelo menos uma vez por ano, embora a frequência dependa do clima da sua região. Fazer isso permitirá que o ar passe através das lacunas e ajudará a manter a parte inferior seca.
- Utilização de ferramentas inadequadas: Enquanto a simples remoção de detritos e sujidade exige nada mais do que uma vassoura ou mangueira de jardim, limpezas mais profundas só devem ser realizadas com ferramentas recomendadas pelo fabricante. Na maioria dos casos, uma escova de esfregar suave e de cerdas macias deve ser boa. Se estiver a usar o produto de limpeza mais adequado, não terá de fazer tanta limpeza. Ao remover a neve, é importante que utilize uma pá de plástico — e não uma pá de metal.
Posso selar deck composto?
A selagem do seu deck composto não é necessária, embora seja recomendada. Se selar ou manchar o seu deck composto, poderá não precisar de o limpar novamente durante vários anos. Se você decidir não selá-lo, planeje limpá-lo cerca de uma vez por ano.
Isto só deve ser realizado depois de a superfície ter sido cuidadosamente limpa. Aqui estão algumas dicas para selar o seu deck:
- Escolha a mancha certa. Selecionar uma mancha apropriada para o seu deck composto é fundamental. Ao comprar o seu produto, certifique-se de procurar uma seladora à base de água. Estes seladores são muito melhores do que os solventes, que são mais difíceis de usar e muitas vezes amarram a cor da sua superfície. Os produtos à base de água, por outro lado, são perfeitamente claros e não afetam a cor do seu deck. Os produtos à base de solventes são também uma fonte de alimento para o mofo, mofo e algas. Procure produtos à base de água que usem resinas sintéticas, que não permitirão que o mofo cresça, e produtos com nanopartículas de zinco, que ajudarão a combater o crescimento de mofo.
- Siga as instruções de perto. Embora seja tentador começar seu projeto sem ler as instruções, reserve alguns minutos para ler o verso da lata, que diz tudo o que você precisa saber sobre o uso do produto. Irá informá-lo sobre quaisquer detalhes que possam afetar o resultado do seu trabalho, incluindo o tempo que demora a secar, o número de casacos que deve aplicar, o tempo de espera entre os casacos e se existe um tempo crítico de revestimento.
- A escovagem é necessária. Não importa como você decida aplicar sua seladora, seja por pulverização ou rolagem, ela deve absolutamente ser escovada. Se você primeiro aplicou o selante enrolando, em seguida, basta voltar a escová-lo depois antes de secar. O mesmo se aplica à pulverização. No entanto, você pode evitar muitos problemas usando apenas um pincel para aplicar a seladora. A explicação é simples: ao escovar a seladora, a escova cria atrito na superfície do deck, quebra a tensão superficial da placa e, em seguida, trabalha a seladora nos poros. Quanto melhor conseguir que a sua superfície absorva a seladora, mais duradouro será o seu projeto.
- Limpe o excesso de seladora. Isso pode parecer contraintuitivo, mas se você aplicar mais selador do que seu deck pode absorver, certifique-se de limpar o excesso. Se for aplicado demasiado selador, este irá poçar na sua superfície e deixar para trás manchas brilhantes, que ficarão mal. Essas manchas provavelmente descamarão e descascarão com o tempo também. Nunca aplique mais seladora do que o seu deck pode absorver facilmente.
- Deixe secar. Depois de limpar o excesso de selagem, o seu deck está terminado. Basta dar o seu deck até o dia secar. Mantenha seus móveis no quintal e mantenha seus animais de estimação em casa para que a seladora tenha tempo suficiente para curar.
Entre em contato com a NewTechWood para saber mais sobre nossos materiais de deck composto
NewTechWood é um fabricante líder de decks compostos, telhas de deck, corrimão, tapumes e vários outros produtos ao ar livre. Desde que foi fundada em 2004, a NewTechWood tem sido pioneira no mundo da tecnologia de compósitos madeira-plástico, desenvolvendo produtos que oferecem praticidade e beleza para espaços ao redor do mundo.
Uma das características mais avançadas dos produtos NewTechWood é a sua Tecnologia UltraShield®, que combina a robustez do plástico de polietileno de alta densidade e fibras de madeira com uma casca externa de polímero que reveste completamente a placa, oferecendo proteção contra mofo e mofo, arranhões, manchas, desbotamento, inchaço e cupping.
Este escudo premium envolve todos os lados da placa em torno do seu núcleo interno — mesmo na ranhura da placa. Esta é a única maneira que a placa pode ser completamente protegida da água, raios UV, insetos e mofo e mofo. O núcleo e o escudo são extrudidos juntos ao mesmo tempo sob um molde de temperatura extremamente alta, o que significa que nenhum produto químico ou adesivo prejudicial foi usado no processo.
O núcleo é composto por materiais reciclados e densas fibras de madeira macia e de folhosas que dão ao núcleo mais durabilidade e resistência. Também é 100% reciclável. Estamos tão confiantes na durabilidade e desempenho duradouro do nosso Deck UltraShield® que oferecemos uma garantia transferível limitada de 25 anos, que é a garantia mais abrangente do setor. Pode contactar-nos através de preenchendo o nosso formulário online. Estamos ansiosos para ouvir de você!